barro alto

Um olhar sobre a Economia Mineral em Goiás

Relatórios do eixo trazem dados sobre recursos disponíveis, mas também a cadeia de valor associada a essa atividade econômica

Luna Apóstolo

barro alto

O Mapeamento de Oportunidade de Crescimento do Setor Mineral em Goiás 2022-2042 é composto por diversos relatórios que tem como um dos princípios, o estudo dos potenciais do estado de Goiás no setor. Com vistas a subsidiar a construção do Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM) no que tange a área da economia, o eixo da Economia Mineral, coordenado pelo Professor Mario Cesar Gomes de Castro, traz um novo olhar para o setor.

O eixo é composto por sete profissionais, cada um trazendo seus conhecimentos específicos para enriquecer a abordagem do projeto. Entre eles, cinco economistas, um geógrafo e um zootecnista, mestrando na linha de Territórios e Expressões Culturais do Cerrado. O Professor Mário Cesar lidera o time.

O Eixo da Economia Mineral tem como missão fornecer informações sobre o setor mineral em Goiás, explorando não apenas os recursos disponíveis, mas também a cadeia de valor associada a essa atividade econômica. "O Eixo da Economia Mineral busca analisar as tendências globais e as necessidades da sociedade, fundamentando as diretrizes da política estadual de mineração", afirma o professor.

Agora, em dezembro de 2023, os trabalhos seguem o cronograma estabelecido, com diversas etapas já concluídas. O destaque vai para o Mapeamento de Oportunidades de Crescimento do Setor Mineral em Goiás (MAP) 2022-2042, com análise dos aspectos econômicos, políticos e regulatórios. O Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM) 2022/2042 também avança, com três partes entregues e uma em andamento.

Até o momento, a equipe compilou dados sobre mineração, economia goiana, empregos, meio ambiente e comércio exterior, provenientes principalmente de fontes como a Agência Nacional de Mineração, Agências de Meio Ambiente, Serviço Geológico, Instituto Mauro Borges, Ministério do Trabalho e Comércio Exterior. Agora o foco está nas expectativas futuras para o setor mineral.

“Já concluímos o levantamento de informações atualizadas e a análise de dados, estamos com 50% da análise de cenários em andamento", revela o Professor Mário. Entretanto, o economista aponta que as principais dificuldades são a obtenção de dados por parte dos órgãos responsáveis por informações estatísticas. Desta forma, ele destaca a necessidade e a importância de parcerias eficazes para o sucesso do projeto.

Reflexões Sobre a Economia Mineral Goiana

O cenário da mineração em Goiás destaca-se pelos minerais metálicos, representando 59,1% do Valor da Produção Mineral (VPM) em 2021, com níquel e cobre como carros-chefe. A atividade mineral é crucial para a agropecuária, construção civil e contribui significativamente para a pauta de exportação, representando 20% da mesma.

Segundo o professor Mário, a identificação do potencial mineral do Estado, aliada à compreensão das necessidades do setor produtivo e das deficiências estruturais é imperativo para impulsionar o papel desse setor para o desenvolvimento local e regional. Cerca de 200 municípios goianos são impactados, a maioria de pequeno porte, tornando, assim, o setor vital para alavancar a economia goiana.

Assim, o levantamento contribuirá significativamente para a proposição de políticas públicas, revivendo o setor mineral em Goiás que, nas últimas décadas, enfrentou desafios e até mesmo extinção de órgãos importantes. “A criação do Plano Estadual trará uma mudança substancial na visão política sobre a atividade mineral, promovendo o desenvolvimento econômico e social do Estado”, aponta.

Próximos Passos

Nos próximos meses, os cadernos do MAP e do PERM serão finalizados para posterior discussão pública. O Professor Mário expressa confiança na realização das ações planejadas, antevendo impactos positivos no setor e, consequentemente, no desenvolvimento estadual.

O Plano Estadual de Recursos Minerais em Goiás se apresenta como um instrumento essencial para orientar o crescimento sustentável do setor mineral, consolidando o estado como um polo importante no cenário nacional dessa atividade econômica.

Fonte: Perm