QUEM FAZ O PERM?

Em 27/03/23 14:30

Os projetos "Mapeamento de Oportunidades de Crescimento do Setor Mineral em Goiás 2022 -2042" (MAP) e o "Plano Estadual de Recursos Minerais - PERM 2022/2042" (PERM-GO) são iniciativas do Governo de Goiás que buscam o desenvolvimento sustentável do setor mineral no estado. Eles são desenvolvidos pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) através da Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal de Catalão , com o apoio ainda da Universidade Estadual de Goiás e Universidade Federal do Pará, que contam com uma equipe multidisciplinar de pesquisadores altamente qualificados, especializados na área mineral e áreas correlatas, além de contar também com a parceria do Serviço Geológico do Brasil (SGB ), Agência Nacional de Mineração (ANM) e do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB).

O objetivo desses projetos é discutir os desafios e apontar soluções para a geologia, mineração e transformação mineral em Goiás. Por meio de pesquisas e estudos, eles irão identificar as oportunidades de crescimento e desenvolvimento sustentável do setor, considerando os cenários prováveis e a visão de futuro, com previsão de demanda e investimentos para a área mineral. O resultado final desses projetos é a elaboração de um plano estratégico que estabelecerá diretrizes e prioridades para o setor mineral em Goiás, com foco na atração de investimentos, aumento da competitividade e promoção da sustentabilidade.

Com a participação de pesquisadores de diversas universidades, esses projetos se beneficiam do conhecimento técnico-científico e da experiência prática desses profissionais, resultando em uma abordagem mais completa e integrada para o desenvolvimento do setor mineral em Goiás. Dessa forma, espera-se que os projetos "MAP" e "PERM-GO" contribuam para o crescimento econômico e social do estado, promovendo o uso responsável dos recursos minerais e a preservação do meio ambiente.