cluster de joias

Indicação geográfica e cluster de joias: caminhos para o crescimento da mineração

Sebrae é importante apoiador do processo de profissionalização dos artesãos minerais em Goiás

Kharen Stecca

A mineração em Goiás tem recebido grande apoio do Sebrae no trabalho de profissionalização da área. Quando se fala em Pratas de Pirenópolis, Esmeraldas em Campos Verdes e Cristais em Cristalina, o Sebrae tem trabalhado na organização e profissionalização dos pequenos produtores nestas regiões. 

cluster de joias

Representantes da instituição participaram ativamente de vários eventos de mobilização social realizados para a construção do Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM), estando presente em Pirenópolis, Barro Alto, Cristalina e Porangatu. Segundo João Luiz Prestes Rabelo, Gestor Estadual de Indicações Geográficas, um dos trabalhos realizados pelo Sebrae é o apoio ao trabalho dos produtores de joias e artesanato. Em Goiás, Pirenópolis já tem o registro de Indicação Geográfica de suas pratas desde 2019 e Campos Verdes e Cristalina estão em fase de organização do pedido na área da mineração. 

cluster de joias

João Rabelo explica que a indicação geográfica é importante para a valorização do produto local e que o ideal é a valorização de uma coletividade. Para além da organização do documento que traz informações sobre as características do produto, é feito um dossiê da história local e todo um levantamento para respaldar o processo. Por outro lado, o Sebrae auxilia na organização dos artesãos e profissionalização do setor com formação em marketing digital, gestão financeira, cooperativismo e também apoio em participação de eventos. “Não é apenas ter o título de indicação geográfica que traz as soluções, é preciso proporcionar a governança do setor, aprender a agregar valor ao produto, precificar, evitar a pirataria, entre outros fatores que permitem a profissionalização do setor”, afirma João Rabelo. 

Em Pirenópolis já há um processo mais avançado e já está sendo estruturado o cluster de joias, que é um processo que exige colaboração entre empresas do setor e cultura colaborativa entre os participantes. O processo permite a melhoria da qualidade das joias para atender o mercado externo e também a ampliação dele.”O Sebrae é uma ponte entre os artesãos, governo, instituições de ensino e pesquisa, mercado e organizações. Nosso papel é ser facilitador para que os grupos fluam e tenham sustentabilidade em seus negócios”, afirma João Rabelo.

João destaca que também tem sido criada uma ponte entre essas três regiões produtoras de joias articulando eventos conjuntos e até mesmo produção de joias com matéria-prima das cidades envolvidas. 

Mostra do Cluster de Joias no MINERA-GO

Durante o MINERA-GO foi realizada a Mostra do Cluster de Joias que reuniu artesãos de Cristalina, Pirenópolis e Campos Verdes apresentando seu trabalho para comercialização, mas também para divulgação de suas peças. Rosane Régis é uma das artesãs participantes da mostra. Ela explica que a Associação Cultural e Ecológica dos Artesãos em Prata de Pirenópolis (ACEAPP) tem sido uma associação ativa, que embora ainda pequena tem sido eficiente. Destacou o trabalho do SEBRAE junto aos artesãos da cidade e levantou a principal demanda atual dos artesãos: cursos profissionalizantes na área. João Rabelo afirma que essa é a preocupação atual do Sebrae junto aos artesãos e está em contato com as instituições de ensino para que em breve essa demanda seja atendida. 

cluster de joias

O presidente da ACEAPP, Luiz Triers também destacou que o atual momento é ímpar para os artesãos. Segundo ele, a proposta do cluster é um marco na produção de joias que permite o incentivo a extração e produção de joias com esses minerais. Entre as melhorias, ele destaca uma menor dificuldade de conseguir matéria-prima regulamentada, com procedência de origem e a união entre os municípios produtores. “O projeto deu subsídios para que algo que já existia, tivesse apoio do governo e o mercado seja melhor reconhecido”, afirma. Ele também destacou como meta a realização de um curso de joalheria em Pirenópolis, para que o município passe a se destacar também como formador de mão-de-obra nesse setor.  

O presidente da Associação dos Artesãos da cidade de Cristalina, Willian Francisco Souto, destacou que para os artesãos de Cristalina a realização de eventos coletivos como a mostra do Cluster de Joias é muito importante para fomentar e divulgar o comércio da cidade. Ele destacou o trabalho que o Sebrae vem fazendo na região com a certificação dos cristais sendo pleiteada, o que valoriza o comércio de joias da cidade. 

Para saber mais sobre os processos de Indicações Geográficas acesse: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/origens 

Veja aqui mais informações sobre o cluster de joias 

Fonte: PERM

Categorias: Notícias perm minera go