IBRAM ressalta necessidade de dados e informações para o setor mineral
Além de trazer dados, palestra destacou temas que precisam ser discutidos com sociedade e governo
Kharen Stecca
A última palestra do primeiro dia do MINERA-GO, evento promovido pela Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços - SIC com a parceria da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Goiás, teve a presença da gerente de P&D do Instituto Brasileiro de Mineração - IBRAM, Cinthia Rodrigues. Ela deu início ao evento destacando a peculiaridade do Plano Estadual de Recursos Minerais - PERM de valorizar o trabalho das universidades na construção dos dados do documento. O IBRAM é uma organização nacional privada e sem fins lucrativos, representa as empresas e instituições que atuam no setor mineral com o objetivo de fomentar inovações no setor e difusão das melhores práticas e tecnologias disponíveis no mercado, elabora debates, eventos, estudos, pesquisas e estatísticas relativos à economia mineral.
Para a palestra ela destacou diversos dados da mineração nos anos de 2022 e 2023 que mostram o quão pujante o setor é do ponto de vista econômico e o quanto a mineração é uma indústria relevante para o país. Ela também destacou o quanto a mineração atravessa nossa vida, estando presente nas atividades do dia a dia.
Outro ponto de destaque foi a agenda política regulatória da mineração que tem diversos assuntos que precisam ser pensados junto ao congresso nacional. Entre os temas que ela destacou para debate estão mineração legal em terras indígenas, mineração em áreas de fronteira, flexibilização do monopólio estatal federal sobre mineração de minerais nucleares, reforma da legislação trabalhista de mineração subterrânea, linhas de crédito para financiamento de projetos de pesquisa mineral e lei geral de licenciamento ambiental. Segundo ela, é justamente a produção de pesquisas, dados e informações assim como as produzidas pelo PERM Goiás que podem subsidiar as discussões desses temas junto ao poder público e junto à sociedade, buscando discutir os caminhos para o setor.
Fonte: Perm