ABERTURA MINERA GO

MINERA GO encerra primeira etapa do Plano Estadual de Recursos Minerais

Agradecimentos, retrospectiva e homenagem a parceiros e colaboradores foram alguns dos destaques do evento

Ricardo Lima

Fotos: Luna Apóstolo e Luminismo

No dia 12 de dezembro, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás foi palco do evento “Minera GO”, um marco na construção da Política Mineral Goiana. Coordenado pela Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços e realizado com a parceria da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás o evento marcou o encerramento da primeira etapa do Plano Estadual de Recursos Minerais. A cerimônia foi uma oportunidade para expressar gratidão aos participantes, relembrar as edições do Plano Estadual de Recursos Minerais realizadas nos municípios em eventos anteriores, e homenagear parceiros e colaboradores com a entrega de certificados. A celebração foi marcada com uma apresentação musical de violino de Leonardo Araújo, estudante da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

Mesa MINERA GO

O evento contou com a participação de diversas autoridades: o deputado estadual e presidente da Comissão de Minas e Energia, Lineu Olímpio, o secretário da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’anna, o deputado estadual Virmondes Cruvinel, o presidente do Sindicato das Indústrias Extrativas do Estado de Goiás e do Distrito Federal, e sócio da empresa ‘EDEM: Desenvolvimento em Mineração’, Luiz Vessani, o presidente da Federação Goiana de Municípios e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves Soares, o diretor geral da Agência Nacional de Mineração, Tasso Mendonça e do presidente da câmara de mineração da FIEG, Wilson Borges.

LINEU

Lineu Olímpio destacou que graças a todo o esforço do PERM e de seus membros em participar dos encontros nos municípios, foi possível reunir propostas, apresentar o plano e ter um diagnóstico de cada município. Wilson Borges destacou que a união de diversos atores foi essencial na construção da política mineral. “Se uniram universidades, setor público e atores que podem ajudar na construção da política mineral seguindo atuais tendências mundiais”, salientou o presidente da Câmara de Mineração da FIEG. Haroldo Soares, prefeito de Campos Verdes, destacou que as sugestões foram ouvidas e debatidas nos municípios com a comunidade local, para apresentar o plano estadual.

ABERTURA MINERA

Luiz Vessani destacou o potencial que o estado de Goiás demonstrou no passado com a mineração, e destacou o papel do PERM na retomada de discussões minerais no estado. Tasso Mendonça esclareceu a importância do apoio do governo estadual e federal. “O governo federal dá autorização de pesquisa e lavra, mas também é necessário infraestrutura, mão de obra, licença ambiental”, evidenciou o diretor geral da AMN.

O deputado Virmondes Cruvinel destacou que a mineração é uma das grandes fontes de produção do estado, e os municípios reconhecem a sua importância. Joel de Sant’anna, secretário da SIC, apontou que Goiás tem um papel importante na transição energética graças a presença de terras raras. “Goiás tem uma das maiores reservas de terras raras. Com a transição energética, é preciso formular políticas públicas e avançar”, enfatizou o secretário.

Vídeo Institucional

Um vídeo institucional descreveu o processo de construção da política mineral desde fevereiro deste ano, quando o PERM iniciou as discussões com as comunidades locais dos municípios. No vídeo, a coordenadora do Perm, Lívia Parreira, expressou como o PERM buscou resgatar o plano de política mineral que estava negligenciado há alguns anos. Durante o processo, o diálogo com comunidades locais, figuras políticas, empresas e outros colaboradores garantiu que o plano reconhecesse as particularidades de cada região do estado.

Mineração Reconhecida

Lívia Parreira agradeceu a presença de todos e destacou que o PERM abrange desde o grande ao pequeno minerador. Ela retomou as edições anteriores nos municípios ao abordar a participação social e os temas específicos de palestras, assim como os desafios encontrados em cada região. A coordenadora do Plano Estadual de Recursos Minerais ainda mencionou a contribuição dos diversos eixos de pesquisa que propiciaram os relatórios do plano.

ABERTURA MINERA GO

Por fim, houve a entrega de certificados em reconhecimento à colaboração e comprometimento exemplares a todos que tornaram possível o desenvolvimento do plano, que encerra sua primeira etapa. As categorias dos certificados incluíam mineradoras, instituições e prefeitos parceiros, além da referente à excelência em engajamento e participação no projeto.

HOMENAGENS MINERA GO

abertura