equipe comunicação

Comunicação amplia visibilidade do Plano Estadual de Recursos Minerais

Eixo tem como objetivo a divulgação e a mobilização social para a  construção do projeto

 Kharen Stecca

Políticas públicas podem mudar a sociedade, no entanto, precisam ser pensadas em conjunto com as pessoas que vão de alguma forma serem afetadas por ela. Com essa preocupação, o Governo do Estado de Goiás criou um eixo específico para a comunicação dentro do projeto que vai dar origem à Política Mineral  do estado. 

equipe comunicação
Evento realizado em Anápolis 

 

Segundo a coordenadora do eixo, a professora da Universidade Federal de Goiás, Daiana Stasiak, a ideia foi que toda a construção do documento fosse realizada de forma participativa, com o governo estabelecendo diálogo com a sociedade, o setor produtivo, instituições de ensino, terceiro setor, entre outros públicos de interesse. Inspirado na construção da Política Nacional de Saneamento Básico  realizada pela Funasa, bem como outros documentos federais, a inserção do eixo de comunicação teve como objetivo  a promoção da visibilidade do processo de  construção da política mineral em Goiás e a legitimação do setor mineral que busca  ser melhor reconhecido pela sociedade. “O eixo da comunicação construiu a identidade visual do PERM e trabalha para dar visibilidade às informações de forma organizada em busca da  mobilização social, ao mesmo tempo em que realiza a construção da memória do projeto”, afirma Daiana Stasiak. 

equipe comunicação
Equipe é composta por diversos profissionais da área de comunicação da UFG

 

Assim, além de promover a visibilidade da mineração, o eixo é responsável pela execução dos eventos públicos e a formatação e diagramação  do documento que será levado para  consulta pública. Toda essa participação social é importante para que o projeto  possa realmente auxiliar na identificação dos desafios e na  proposição de ações do estado para o setor. Segundo Daiana, muitas barreiras  foram transpostas como o aprendizado sobre como funciona a mineração, a ampliação da visão social sobre o setor e a divulgação da produção dos diversos eixos do plano que estudam aspectos necessários para pensar a mineração tais como economia mineral, minerais estratégicos, logística, matriz energética, infraestrutura, entre outros.

equipe comunicação
A realização dos eventos é uma das ações da equipe

 

Equipe e produtos -  A equipe de comunicação é formada por professores, profissionais e estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) das áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Design Gráfico, Ciências da Computação e Letras. Ao todo são cerca de 15 pessoas que compõem o eixo temático. 

equipe comunicação
Evento realizado em Niquelândia

 

Entre as atividades do grupo estão o planejamento, execução e avaliação dos eventos previstos no termo de referência, construção e atualização do site do projeto, criação e manutenção de perfis do PERM em redes sociais como Instagram, Facebook, Linkedin, TikTok e Youtube, contato com as assessorias de comunicação de parceiros e com os veículos de comunicação para a divulgação dos eventos, cobertura fotográfica e jornalística e construção dos relatórios de participação social dos eventos. “É importante registrar que a comunicação é uma área fundamental para dar transparência e garantir a construção de políticas públicas de qualidade, por vezes somos convidados somente quando o projeto está em fase final, para a divulgação do documento pronto. Por isso, a iniciativa do Governo de Goiás, por meio da SIC, em contratar a área para promoção do projeto desde o início deve ser considerada um grande avanço, pelas possibilidades de visibilidade, reconhecimento e legitimação de iniciativas desta natureza” complementa Daiana Stasiak.

 

 

Fonte: PERM GO

Categorias: Notícias