Niobobaotita: mineral altamente estratégico é descoberto por pesquisadores chineses
(Portal da Mineração)Mineral foi descoberto na Mongólia
Num local remoto da Mongólia, pesquisadores chineses descobriram um novo tipo de mineral estratégico que se destaca pela sua aplicação industrial. O niobobaotita contém bário, nióbio, titânio, ferro e cloro, e possui propriedades revolucionárias para o uso em baterias.
O nióbio, presente na niobobaotita, é um metal com diversas aplicações, como em ligas para a fabricação de peças de motores a jato e foguetes. Além disso, é considerado essencial em semicondutores e é amplamente utilizado em áreas de diagnóstico médico, como aparelhos de ressonância magnética.
Para os pesquisadores essa descoberta é muito significativa para a China, já que o país atualmente importa 95% de suas necessidades de nióbio. Segundo eles, com este novo mineral, a China poderá se tornar autossuficiente nesse recurso essencial para a indústria siderúrgica.
Atualmente, o Brasil é o maior produtor de nióbio do mundo e possui 90% da reserva mundial.
Devido ao seu valor estratégico e à vulnerabilidade do seu fornecimento, o governo australiano considera-o um “mineral crítico” e reconhece que é essencial para a indústria tecnológica. A União Europeia também o incluiu na sua lista de matérias-primas fundamentais, ao lado de outras como o fósforo, o escândio ou o silício metálico.
Encontrado na mina de terras raras de Bayan Obo, localizada em Baotou, na região autônoma da Mongólia Interior, na China, a descoberta do niobobaotita é atribuída a três investigadores do Instituto de Investigação Geológica de Urânio de Pequim, organização ligada à estatal China National Nuclear Corporation (CNNC), e já foi oficialmente reconhecida pelo comitê da Associação Mineralógica Internacional.
*Com informações dos sites Olhar Digital e IGN Brasil (Portal da Mineração)
Categories: Na mídia