minerago

MINERA GO: Construindo a Política Mineral Goiana

Evento

: ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS

: 12 a 13 de Dezembro 2023

minera go

Com o tema “Construindo a Política Mineral Goiana”, o MINERA GO será promovido nos dias 12 e 13 de dezembro, na sede da Assembleia Legislativa (Alego). Coordenado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), o evento terá três grandes atrações: Cerimônia de homenagem e encerramento do PERM-GO, Exposição do Plano Estadual de Recursos Minerais e Mostra do Cluster de Joias.
Promovido em parceria com a Comissão de Minas e Energia do poder Legislativo, o MINERA GO reunirá autoridades, setor produtivo, academia e sociedade. Além disso, contará com uma extensa programação para apresentação dos resultados da construção do PERM, com exposição de stands dos parceiros que trabalharam, apoiaram e estão construindo o plano em parceria com o governo de Goiás. A coordenadora do PERM, Lívia Parreira, ressalta a trajetória do PERM durante esse ano: "Para a construção do Plano Estadual de Recursos Minerais, viajamos o estado de Goiás, conversamos com quase 2 mil pessoas, para construção participativa deste projeto estratégico para Goiás. O MINERA GO, vem como celebração desta trajetória. Importante destacar que teremos representantes de grandes mineradoras e também de microempresários do setor mineral, porque esta é uma politica mineral com foco no setor como um todo. Foram incluídos os micro, pequenos e médios mineradores. Talvez, a licença social deste projeto, seja o maior ganho, juntamente com o apoio maciço das grande mineradoras, instituições de ensino e pesquisa, associações e sociedade.
Cerimônia de celebração e encerramento do PERM
Com início às 8h30 da terça-feira, 12 de dezembro, a cerimônia de celebração e encerramento do Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM) abre o MINERA GO. A abertura trará o lançamento do canal do Minerador, com apresentação do banco de dados e projetos do setor mineral no formato de mapas interativos, o evento ainda homenageará os parceiros que contribuíram com a construção do PERM.
Exposição do Plano Estadual de Recursos Minerais
Durante os dois dias, o MINERA GO receberá mineradoras, instituições parceiras, universidades, autoridades políticas municipais, estaduais e federais em stands de exposições. O formato vem com o objetivo do estímulo ao intercâmbio entre os participantes que foram os pilares de construção do Plano ao longo de 2023. Além de expor o teor inclusivo e participativo do seu desenvolvimento, que buscou resgatar as diretrizes da política mineral goiana no último ano.
Participam mineradoras e municípios que colaboraram na fase de mobilização social, com oficinas, reuniões técnicas e levantamento de conteúdo para a construção do que formará a diretriz mineral goiana. A exposição reunirá, ainda, universidades parceiras, com a presença da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Assim como diversas outras instituições que também contribuíram para o plano, como o Serviço Geológico do Brasil (SGB), Sebrae, Agência Nacional de Mineração, Câmara Setorial da Mineração (Casmin), Sindicato das Indústrias Extrativas Minerais do Estado de Goiás e Distrito Federal (SIEEG-DF), Ministério de Minas e Energia - MME, Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO) e a Associação Sino Brasileira de Mineração (ASBM).
Mostra do Cluster de Joias
Outro destaque do MINERA GO é a Mostra do Cluster de Joias, a qual permite uma abordagem integrada dos diversos atores envolvidos na atividade de produção de joias. O Cluster de Joias resulta da cooperação entre empresas do mesmo setor e é caracterizado pela verticalização das gemas e pedras preciosas encontradas em território goiano, com a integração do ambiente de extração, beneficiamento e comercialização de produtos. Além disso, promove a ampliação do mercado e torna possível a integração ao turismo natural e cultural.
Lívia Parreira, coordenadora do PERM, ressalta que é necessário criar uma cultura colaborativa e inovadora para obter maior competitividade. “Para que seja possível a estruturação do cluster, deve haver cooperação entre as empresas do mesmo setor, que até então eram concebidas como concorrentes e o papel da política pública estadual é atuar como integrador para melhoria do ambiente de negócios”, completa.

Programação 8-12 2